Projeto de Inclusão Social

Relato de trabalho com a inclusão de pessoas com deficiência.

Projeto de Inclusão Social

Sou professor do ensino fundamental da Escola E. E. Luiz Bortoletto (escola de período integral), leciono Informática Educacional e junto comigo trabalha a professora Bianca que leciona Atividades Motoras e Esportivas. Como sou voluntário na APAE da cidade de Pedreira e a Professora Bianca trabalha na APAE, resolvemos desenvolver um projeto com o objetivo de tornar nossos alunos, ditos “normais”, da rede regular, cidadãos que aceitem a inclusão, conhecendo os alunos da APAE e seus trabalhos. Mostramos que os alunos da APAE são capazes de trabalhar, conversar, rir etc., como qualquer outra pessoa. Com isso queremos fazer com que nossos alunos respeitem a diferença.

Estamos realizando várias atividades de conscientização, como lendo mensagens sobre educação especial, assistindo filme, pesquisando as diversas deficiências na internet, desenvolvendo jogos adaptados, contando a história de vida de um aluno da APAE que tem paralisia cerebral e em 2006 escreveu alguns momentos de sua vida em um jornal da cidade como uma coluna semanal com o título “Memórias de minha Vida”.

Enfim várias estratégias para focar a conscientização e em seguida já estão levando nossos alunos para conhecer a APAE, e finalizaremos o projeto com uma gincana que tem como nome 1ª Gincana de Integração Social APAE e E. E. Luiz Bortoletto. O objetivo é unir os alunos da APAE com os da E. E. Luiz Bortoletto em equipes para disputas de várias modalidades esportivas, artísticas entre outras para integração dos mesmos e principalmente para uma mudança nas atitudes de nossos alunos. Esperamos que outros profissionais da educação possam se inspirar na nossa iniciativa para que a diferença seja respeitada e que a inclusão aconteça da forma correta.

Professor Luis Fernando Ridi Pedreira, SP.
Receba a newsletter Mundo jovem Fechar
Solicitação enviada Fechar
Envie para seu amigo Fechar

Você pode compartilhar o conteúdo que estava lendo com amigos, familiares ou colegas. Basta preencher os campos abaixo!