• Home
  • Dinâmicas - Subsídios - Jornal Mundo Jovem

Dinâmicas

Olhar para os sentimentos

Dinâmicas de Integração e Comunicação, representação de sentimentos e debatê-los.

Objetivo: a partir da representação de expressões de sentimentos, debater fatos reais da vida das pessoas.

Encenação: A turma pode ser dividida em pequenos grupos. Cada grupo fica encarregado de encenar a expressão de um ou mais sentimentos, através da fisionomia ou relação entre pessoas. Entre os sentimentos a serem representados podemos propor paz, ódio, medo, tranquilidade, indiferença, paixão etc.

Debate:
Depois das encenações para o grupo, pode-se analisar se os sentimentos foram bem representados. E iniciar um debate sobre a incidência desses sentimentos na nossa vida: Observamos as expressões das pessoas na vida real para perceber seus sentimentos? Como reagimos quando percebemos que uma pessoa está tomada por um determinado sentimento? Somos sensíveis o suficiente para adequar nossa forma de relacionamento com as pessoas de acordo com os problemas ou emoções delas? Que tipo de ajuda nossa pode ser importante para nosso colega ou amigo, especialmente quando ele estiver com problemas?
 

Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman
Fonte: apostila "Paz - como se faz", de Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman. Dinâmica publicada junto ao artigo "Fobia... que medo é esse?" na edição nº 385, jornal Mundo Jovem, Abril de 2008, página 20.
Receba a newsletter Mundo jovem Fechar
Envie para seu amigo Fechar

Você pode compartilhar o conteúdo que estava lendo com amigos, familiares ou colegas. Basta preencher os campos abaixo!