• Home
  • Dinâmicas - Subsídios - Jornal Mundo Jovem

Dia do Estudante: roteiro para trabalho em sala de aula

Dinâmicas diversas, a organização e luta dos estudantes

Objetivo: Discutir sobre o papel do(a) estudante na luta por direitos e motivar a organização da Semana do(a) Estudante na escola.

Ambiente: Frases cortadas em forma de quebra-cabeça e embaralhadas, com pedaços para todos os participantes. Elas devem falar sobre Protagonismo Estudantil, a organização dos(as) estudantes, seus espaços de atuação e as lutas estudantis. Exemplos de frases: 'Somos jovens e queremos viver de forma plena e bela a nossa cidadania', 'Somos estudantes e nos organizamos para fazer a diferença em nosso país', 'Na escola há muitos espaços que podem ser ocupados para a luta e mobilização pelos direitos dos estudantes', 'Devemos exercer nossa cidadania e lutar pela garantia dos direitos a todos e todas'.

Passos:

1º Ouvir a música "Vamos fazer um filme" (Renato Russo)

2º Enquanto a música toca, cada participante deve pegar um pedaço do quebra-cabeça.

3º Motivar para que os(as) participantes montem as frases. Cada grupo será formado ao unir os pedaços do quebra-cabeça.

4º Cada grupo discute sobre o conteúdo da frase que montou e o que pode ser feito para que essas frases possam se tornar realidade na sua escola.

5º A apresentação dos grupos pode ser feita através de texto, encenação etc. que represente como seria a escola se a frase em questão fosse realidade. As ações sugeridas nos grupos podem ser listadas em um cartaz.

6º Motivar para que a turma discuta, a partir das sugestões dos grupos, quais as ações podem ser realizadas na escola durante a Semana do(a) Estudante.

7º Ouvir novamente a música.

8º Concluir motivando os(as) estudantes a se organizarem para desenvolverem essas ações.
 

Receba a newsletter Mundo jovem Fechar
Envie para seu amigo Fechar

Você pode compartilhar o conteúdo que estava lendo com amigos, familiares ou colegas. Basta preencher os campos abaixo!